ICMAC Kung Fu Camp
ICMAC Kung Fu Camp
kungfu

ICMAC Worldwide Circuit Competition Rules

 Rules |  Reglas | Regolamento | Regulamento | Arbitration

A arte marcial chinesa é rica em sua história milenar que durante todos esses anos evoluiu e incentivou a criação de centenas de estilos diferentes.

Enquanto um praticante pode achar princípios e técnicas comuns entre os diversos estilos, existem ainda diferenças enormes entre os estilos do Norte e do Sul, assim como, os estilos Internos e Externos das artes marciais chinesas.

Para promover uma competição justa a ICMAC teve que estabelecer regras específicas para os torneios, que por sua vez, também recebem classificações diferenciadas, dependendo da sua complexidade, variando de 3 a 5 estrelas.

ICMAC Classificação dos torneios de Kung Fu

Algumas informações gerais são fornecidas aqui para os competidores e praticantes. O detalhamento com a informação da classificação dos torneios são oferecidos aos promotores dos torneios pelo escritório central da ICMAC.

Um torneio de Kung Fu recebe uma classificação de 5 estrelas de acordo com critérios estabelecidos: Campeonatos ou torneios de artes marciais chinesas realizados em locais privilegiados que podem oferecer um número máximo de divisões e que são realizados durante 3 dias em áreas de grande concentração demográfica em grandes centros urbanos.

Um torneio de Kung Fu recebe uma classificação de 3 ou 4 estrelas se não corresponder ao critério acima ou se ele for realizado em conjunto com outro evento.

Atenção: Essa descrição é intencionalmente limitada para informar o praticante de uma maneira geral e não inclui todos os requisitos e considerações envolvidas em credenciar um torneio ou campeonato ICMAC.

ICMAC Regulamento

  1. O uniforme para as formas de mãos livres e armas
  2. Preparação
  3. Ordem de apresentação
  4. The salute for empty hand forms
  5. A saudação para as formas com armas
  6. Definição dos níveis técnicos
  7. Pontuação para as formas
  8. Limite de tempo para as formas
  9. Critério de penalidade na execução das formas
  10. Premiação
  11. Tui Shou
  12. Chi Sao
  13. Shuai Jiao
  14. Light Sport Sanda
  15. Sanda (San Shou)
  16. Light-Contact Combate requisitos e regulamento

Quem pode participar?

Todos os praticantes de artes marciais chinesas podem participar nos torneios e campeonatos desde que obedeçam as regras e regulamento, demonstrem fair-play e respeitem os juízes dos torneios oficiais.

*Verificar a página Participar

1. O uniforme para as formas de mãos livres e armas:

Qualquer estilo de uniforme de seda ou algodão que tenha os botões tradicionais, Shaolin, Wudang e Estilo do Sul (Sem mangas) são aceitos.

Camisetas das escolas e do torneio também são aceitas.

Uniformes Chineses Kenpo: Os praticantes do estilo Kenpo podem utilizar o uniforme da sua escola ou estilo.


Tenis de artes marciais são obrigatórios.

Top

 

2. Preparação:

Todos os participantes devem se apresentar para a cerimônia de abertura.

Os participantes devem familiarizar-se com o lay-out do piso da competição e todos devem tomar conhecimento onde a apresentação da sua divisão irá acontecer.

Participantes devem se apresentar no local de apresentação da sua divisão quando a mesma estiver prestes a começar.

*Nota: Caso haja conflitos de agendamentos para o mesmo participante, o Juiz chefe deverá ser informado. A organização fará o possível para que o participante compita em todos as divisões por ele agendadas.Top

3. Ordem de apresentação:

O primeiro a se inscrever será o último a se apresentar. Os atletas serão ordenados de acordo com a data de suas inscrições.

Todos os participantes, com exceção do primeiro, receberão o aviso de se apresentar. O aviso informará o seu nome e sinalizará que o atleta deverá se preparar para competir quando o outro, se apresentando, deixar o espaço.

Se o atleta não estiver presente quando o seu nome for chamado, duas outras chamadas serão feitas pelo sistema de som. O segundo aviso será uma chamada final, e se o atleta não responder será excluído do evento. A exclusão do participante depois de realizada não poderá ser revertida.

Quando chamado, o atleta deverá se levantar e responder “pronto”, entrar do lado direito (lado direito do Juiz chefe) da área de apresentação, e caminhar atento até o ponto onde deverá se iniciar a forma. No ponto de início chamará a atenção para si e saudar o Juiz chefe.

Não será premitido falar ou apresentar o seu nome, forma e estilo. Top

4. A saudação para as formas de mãos livres::

Quando chamados,os atletas deverão caminhar dentro do espaço reservado para a sua apresentação até o ponto de início da sua forma, e com uma saudação reconhecível  se apresentar para o Juiz chefe. Após ser reconhecido pelo Juiz chefe,os atletas retornarão ao estado de atenção e deverão começar a sua apresentação em 5 segundos.

Após completarem a sua apresentação os participantes devem uma vez mais saudar o Juiz chefe. Os competidores deverão esperar para receber as suas notas, e após, saudar novamente o Juiz chefe e deixar a área reservada.

Top

5. A saudação para as formas com armas:

Todos os requisitos citados para as formas de mãos livres também aplicam-se aqui. Adicionalmente, cada arma  possui os seus próprios requisitos.

A saudação com a vara e lança requerem que o participante segure a arma com o punho direito coberto pela palma esquerda. O Pu Dão,Quan Dão e outras armas longas também utilizam essa saudação.

A saudação com o facão espada requer que o participante segure a arma na mão esquerda e crook na junta do cotovelo, saudando cobrindo o hilt com a palma direita. O facão espada duplo e outras armas similares com lamina simples, e o San Tie Kan também usam a mesma saudação.

A saudação com a espada imperial ou espada reta requer  que o participante encoste-a abaixo do antebraço,saudando cobrindo o hilt com a palma direita. Espadas duplas usam  também a mesma saudação.

Top

6. Definição dos níveis técnicos:

Divisões com 4 níveis

  • Novato: 1 ano ou menos de prática
  • Iniciante: 1 a 2 anos de prática
  • Intermediário: 2 a 4 anos de prática
  • Avançado: mais de 4 anos de prática

Divisões com 3níveis

  • Iniciante: 2 anos ou menos de prática
  • Intermediário: 2 a 4 anos de prática
  • Avançado: mais de 4 anos de prática

Divisões com 2 níveis

  • Iniciante: 3 anos ou menos de prática
  • Avançado: 3 anos ou mais de prática

Top

7. Pontuação para as formas:

Novato / Iniciante / Intermediário
Pontuação varia de 7.0 – 9.0

Avançado
Pontuação varia de 8.0 – 10.0Top

8. Limite de tempo para as formas:

  • Somente para divisões tradicionais avançadas
    Min 0:45 Seconds, Max 2:00 Minutes – Min 0:45 segundos, Máx 2:00 minutos
  • Formas de Wushu
    Min 1:00 Minute Maxi 1:20 - Min 1:00 minuto, Máx 1:20 minutos
  • Formas de mãos de Taiji e Liuhe Bafa
    Min 3:00 Minutes, Max 3:30 Minutes - Min 3:00 minutos, Máx 3:30 minutos
  • Formas com armas de Taiji e Liuhe Bafa
    Min 3:00 Minutes, Max 3:30 Minutes - Min 3:00 minutos, Máx 3:30 minutos
  • Taiji 24 – Taiji 24
    Perform to completion – Feitas por completa sem limite de tempo
  • Formas de mãos de Xing Yi e Bagua
    Min. 1:00 Minute, Max. 2:00 Minutes - Min 1:00 minuto, Máx 2:00 minutos
  • Formas com armas de Xing Yi e Bagua
    Min.1:00 Minute, Max. 2:30 Minutes - Min 1:00 minuto, Máx 2:30 minutos


Um alerta audível será dado com 30 segundos antes de expirar o tempo limite para Taiji e Liuhe Bafa.

Em todas as categorias de Taiji e Liuhe Bafa talvez seja necessário que dois atletas performem ao mesmo tempo.Top

9. Critério de penalidade na execução das formas:

Os participantes devem iniciar as suas formas em qualquer parte de ringue. A forma precisa terminar no mesmo lugar onde começaram. Formas que terminarem do lado ao contrário ao que foi iniciado receberão 1 ponto a menos na nota final. Formas que não terminarem no mesmo lugar onde foram iniciadas receberão ½ ponto a menos no final da nota.

Atenção:A forma Wushu básica 32 é premitida nas categorias tradicionais de crianças, juniores, novato e iniciante somente.

Interrupções causadas por circunstâncias não controláveis não serão penalizadas.

Recomeço causado por completo esquecimento da forma receberão uma redução de 1 ponto na nota final em todas as divisões avançadas. Todas as outras divisões receberão ½ pontos de redução.

Armas quebradas receberão 1 ponto de redução na nota final, aplicado em todos os níveis.

Todas as espadas e facões usados nas divisões tradicionais precisam ser de aço Loong Quan ou mais pesado. As armas precisam ser capazes de sustentar o seu próprio peso quando colocadas perpendicularmente apoiadas pela ponta da arma.

Aceito Não Aceito

As armas longas como o Quandao estão também sujeitas a esse critério.

As armas nas divisões de Wushu precisam também passar por esse critério internacional.

Não atender a esses requisitos resultarão em uma redução de 1 ponto na nota final, a menos que seja de outra forma especificado.

Atenção: As divisões de crianças (8 anos ou menos) não estão sujeitos as exigências das armas tradicionais acima.

Comprimento das armas

As armas precisam ter medidas de comprimento específicas para serem usadas eficazmente. Os requisitos, com algumas exceções, são geralmente as mesmas do Wushu tradicional e moderno. O comprimento das armas é determinado de acordo com a altura do participante.

As fotos abaixo mostram isso.

Espadas e facões

O aferirmos o comprimento correto da espada imperial ou espada reta e o facão espada, é preciso que a ponta da arma alcance o topo da orelha do competidor quando segurado de lado.

Esquerdo correto – Direito Incorreto

Varas e Lanças:

Varas podem ter seu comprimento variando da sobrancelha do participante até acima de sua cabeça. Varas com o comprimento abaixo da sobrancelha do participante serão classificadas na categoria Arma Livre. Nas divisões onde não exista a categoria Arma Livre qualquer comprimento de vara ou bastão poderá ser utilizado.

Lanças variam de comprimento dependendo dos estilos tradicionais do Norte e Sul, assim como no Wushu contemporâneo.

Para os estilos do Norte a lança deve alcançar o ponta do dedo do participante quando o braço estiver esticado acima da cabeça.

Para os estilos do Sul a lança poderá ser um pouco mais curta, mas a ponta da mesma deverá estar acima da cabeça do participante.

No Wushu contemporâneo, a ponta da lança deve estar acima do dedo do competidor quando o braço estiver esticado acima da cabeça.

 

Top

10. Premiação:

Medalhas serão distribuídas do 1 ao 3 colocados em cada divisão imediatamente após o seu término.

Os torneios que oferecem Grand Champions Awards para atletas avançados que entraram nas divisões determinadas, os vencedores serão determinados de acordo com os maiores resultados alcançados.

Atenção: Não serão aceitos empates em qualquer nível,pois a colocação reflete na ranking geral do atleta. Procedimentos para desempates irão acontecer para determinar o vencedor.

Top

11. Taiji - Tui Shou:

Durante o Tui Chou Fixo ou Restrito, os participantes precisam competir dentro dos princípios do Taiji.

  • Men <160 lbs – Homem <72 Kgs
  • Men 160-180 lbs – Homem 72-81 kgs
  • Men 181-200 lbs – Homem 82-90 Kgs
  • Men >200 lbs – Homem >90 Kgs
  • Women <130 lbs- Mulher <59 Kgs
  • Women 130-150- lbs Mulher 59-68 Kgs
  • Women >150 lbs Mulher >68 Kgs
Tui Shou Fixo:Os dois pés precisam permanecer em contato com o chão durante todo o tempo. O calcanhar e os dedos dos pés podem ser levantados momentaneamente, mas os pés não podem ser levantados ou mudados de posição.
  • O pés devem parmanecer na posição inicial
  • Os dedos dos pés podem ser levantados quando o competidor estiver se inclinando para trás.
  • O calcanhar pode ser levantado quando o competidor estiver se inclinando para frente.
  • Em qualquer movimento lateral o movimento dos pés não é permitido.
  • Qualquer movimento de avanço ou recuo não é permitido.

Tui Shou Restrito
  • Para o Tui Shou Restrito os pé que estiver a frente no inicio do round deve parmanecer a frente durante o round.
  • Ambos os pés (frente e trás) podem se movimentar, mas não ao mesmo tempo.
  • Deve haver uma parada entre os passos.
  • Os movimentos devem permanecer nos limites da linha central e os participantes não podem pisar mais que 45 para qualquer lado durante a defesa ou ataque empurrando.

A descrição do formato de competição, área do combate, objetivo do combate, progresso do combate e etc... abaixo, será aplicada para ambos Tui Shou.

Formato da Competição

  • Todos os combates serão de eliminação.
  • Os combates consistem em 2 rounds de1 minuto.
  • Os participantes poderão mudar a posição das pernas depois do 1 round
  • No caso de empate, o combate será decidido por morte súbita: Primeiro que pontuar ganha.
Área do Combate
  • Duas linhas perpendiculares formarão uma cruz no centro da area.
  • O combate inicializará após ambos participantes estiverem em posição de ataque
  • O centro do pé direito na linha horizontal
  • O pé da frente dos participantes na linha vertical, que marca o centro da área de combate.
  • Quando o combate for parado por qualquer razão os participantes deverão retornar as sua posições iniciais

Objetivo do Combate

O objetivo do combate e de tirar o adversário da sua Raíz enquanto o participante mantém a sua raíz usando os princípios de Taiji.

Progresso do Combate.

O combate é iniciado na posição neutra com a parte de trás do pulso direito de cada participante se tocando. As mãos esquerdas devem ser colocadas em cima do cotovelo direito. (No segundo round as posições são invertidas)
  • Os participantes devem mover os braços juntos em um circulo horizontal até que o juiz entender que um estado neutro foi estabelecido.
  • Os participantes não devem procurar levar vantagem nesse momento.
  • Uma vez que o juiz  de centro dizer, “começar”, os participantes devem continuar a fazer o movimento por 1 ou 2 segundos para adquirir momentum.
  • Os participantes que não conseguirem ou não quiserem continuar o movimento serão advertidos

Contato Continuo

  • Os participantes devem ficar colocados e não podem quebrar este contato para ganhar vantagem.
  • Todos os ataques devem ser feitos com contato.
  • Quebrar esse contato para ganhar vantagem poderá resultar em advertência

Técnicas Válidas

Empurrar, puxar com uma mão, encurralar, técnicas sem impacto que causem a perda de equilíbrio do oponente, técnicas de garra com uma mão que causem o oponente a perder o equilíbrio.

Áreas de ataque

O contato é permitido entre o quadril e a clavícula.

Atenção: A cabeça, pescoço, espinha, e pernas não podem ser atacadas e poderão resultar em advertência ou desqualificação dependendo da gravidade da infração.

Pontuação

  • O juíz de centro assim como qualquer outro juiz podem dar o ponto.
  • Pontos serão computados por maioria.
  • Um ponto é computado por desiquilíbrio do oponente.
  • Um ponto é computado se o oponente receber advertência.

Advertências

  • Agarrar. Arrancar com uma mão é uma técnica válida,mas os participantes não podem controlar o oponente agarrando-o por mais de 1 segundo.
  • Envolver com as mãos as costas.
  • Agarrar as roupas e uniformes.
  • Puxar com ambas as mãos.
  • Ataque: Qualquer contato com sons será considerado um ataque.
  • Avançar: (Restrito).Participantes não podem sucessivamente pisar para frente sem pausar.
  • Imobilização (Qinna).Imobilização não pode ser feita com o uso de força.
  • Não seguir as orientações do Juiz chefe.


O seguinte irá resultar em desclassificação automática
.

  • Uso de força excessiva e perigosa.
  • Acúmulo de 3 advertências.
  • Falta de fair-play do participante ou treinador

Top

12. Tui Shou com movimentação:

As regras dessa categoria encouraja  todos os atletas ,e não somenteTaiji, a participarem.

Classes de peso

  • Homem <72 Kgs
  • Homem 72-81 kgs
  • Homem 82-90 Kgs
  • Homem >90 Kgs
  • Mulher <59 Kgs
  • Mulher 59-68 Kgs
  • Mulher >68 Kgs
Uniforme, equipamento de proteção e outros requisitos.
  • Participantes devem usar camiseta ou uniforme top
  • Calça de Artes Marciais
  • Tênis de Artes Marciais
  • Mulheres devem usar proteção de peito.
  • Relógios ou jóias não são permitidas
  • Unhas devem estar cortadas. 

Participantes podem utilizar proteções para as articulações como cotovelo, pulso, joelho e tornozelo.

Participantes devem estar isentos de doenças contagiosas e utilizar equipamento de proteção aprovado para a competição de contato.

Área da competição

  • A área de combate possui 2 anéis concêntricos que podem ser circulares ou quadrados.
  • O círculo interior de 5 metros e outro exterior de 6,5 metros de diâmetro.
  • O quadrado interior de 5 metros e outro exterior de 6,5 metros de tamanho

Formato do combate

  1. O combate terá 3 rounds de 2 minutos com 1 minuto de descanço entre eles.
  2. O relógio para quando o juiz de centro parar a ação para pedir a contagem dos pontos para os juizes ou por outras razões.
Preparation and Progression of Match: Preparação e progresso do combate.
  1. Duas linhas perpendiculares formarão uma cruz no centro da área de combate.
  1. Combate se inicia com os dois participantes em posição de ataque.
  1. Com o centro do pé direito na linha horizontal
  1. Os pés dos participantes ficarão separados pela linha vertical que marca a centro da área de combate.
  1. Quando o combate for interrompido por qualquer razão,os participantes retornarão para o ponto inicial.
  1. Combate se inicia com 3 voltas com as mãos ou braços encostados, como em Peng, Lu, Jhi, Na ou circulando antes de executar as técnicas.
  1. Após o ponto ou interrupção do cobate pelo juiz de centro, os participantes precisam retornar ao ponto inicial com os braços encostados antes de retornar ao combate.

Os participantes podem utilizar todas as técnicas de puxar, empurrar, agarrar e jogar com todas as partes do corpo menos com a cabeça, mas não será permitidos socos, chutes, ataques a cabeça, percoço, olhos, orelhas e virilha. As técnicas com as mãos precisam ser aplicadas acima da cintura.

Pontuação

  • Um ponto será atribuído para ações que forçam o oponente a sair do circulo interno, mas dentro do círculo externo. (Uma ação consiste em uma técnica ou uma série de combinações de técnicas)
  • Três pontos serão atribuídos se o oponente for forçado para fora do círculo externo ou quadrado.
  • Um ponto será atribuído se o oponente cair dentro do círculo interno.
  • Dois pontos serão atribuídos se o oponente cair fora do círculo interna, mas dentro do círculo externo.
  • Quatro pontos serão atribuídos se o oponente cair para fora do círculo externo.
  • Pisar na linha é pisar para for a do círculo. Uma queda é atribuída quando três pontos ou mais do corpo encostam no chão. Encostar no piso com uma mão e um pé,ou duas mãos não consiste em uma queda.
  • A diferença dos pontos será atribuída ao competidor que tiver menos pontos em um determinado instante,independente de quem cair primeiro, ou seja, se os dois combatentes estiverem fora do circulo central mas dentro do circulo externo, dois pontos serão atribuídos ao combatente que ficar dentro do circulo externo enquanto o seu oponente estiver fora do mesmo.
  • Nenhum ponto será atribuído se os dois caírem ou saírem para fora do mesmo círculo, independente de quem cair ou sair primeiro. Os pontos são cancelados.
  • O máximo que um combatente pode receber são 4 pontos,quando ele ou ela empurrar ou fazer o oponente cair para fora do círculo externo, enquanto ele ou ela permanecerem dentro do circulo interno.


Atenção: Enquanto o termo anel ou circulo for usado para indicar pontuação a mesma  sistemática será utilizada quando quadrados forem utilizados.

Vencedor do Round

  • O vencedor do round é indicado quando atingir 15 pontos.
  • Quando o participante tiver mais pontos que o seu adversário ao término do round.
  • Pontos iguais ao final do round indicam empate.

Vencedor do combate.
  • O participante que vencer os dois primeiros rounds é o vencedor.
  • Se um empate após o terceiro round existir a luta será definida por morte súbita. O primeiro que pontuar,vence.

Advertências.
  1. Chutes, socos, joelhadas e cotoveladas.
  1. Atacar a cabeça, pescoço, garganta,orelhas e virilha.
  1. Atacar ou imobilizar as juntas (braço,perna ...)
  1. Atacar ou empurrar com a cabeça.
  1. Puxar cabelo ou roupas.
  1. Usar qualquer técnica que cause ferimento
  1. Receber instrução durante o round.
  1. Sair ou andar para evitar o contato ou combate.
  • Cada advertência significa um ponto para o adversário.
  • Uma falta severa pode resultar em desclassificação imediata.

Desclassificação

O seguinte irá resultar em desclassificação imediata.

  • Uso da força excessiva e perigosa
  • Acúmulo de 3 advertências.
  • Atacar os olhos.
  • O não fair-play por parte de atleta ou treinador.

Top

13. Chi Sao:

Requisitos

  • Calças de Kung Fu, tenis de artes marciais,e camiseta de manga curta
  • Jóias, anéis, colares não são permitidos
  • Unhas devem estar curtas para evitar ferimentos entre os participantes

Formato do combate
  1. O combate terá dois rounds de 1 minuto com trinta segundos de descanço entre eles.
  1. Os participantes deverão ter durante o combate a utilização constante de técnicas
  1. Morte Súbita deverá acontecer se houver um empate nos primeiros 2 rounds
  1. A área de combate será um quadrado de 2,5 m x 2,5 m dividido por uma linha
  1. O combate será interrompido por falhas de uniforme e/ou equipamento ou para pedir assistência médica.

Objetivo do combate

O objetivo do combate será demonstrar boas técnicas de Chi Sao como:

  • Atacar e assimilar as técnicas em uma constante troca
  • Habilidade de imobilização
  • Postura firme
  • Técnicas de ataque e defesa limpas

Progresso do combate
  1. Competidores se encontrarão no centro do ringue e começaram circulando as mãos.
  1. O juíz chefe coordenará os participantes durante 3 sequências circulares.
  1. O combate se inicia depois da terceira circulação
  1. Juizes deverão pontuar as boas técnicas de Chi São direcionadas aos alvos legais.
Mandatory Equipment Equipmento mandatório
  • Capacete
  • Protetor bucal (boquilha)
  • Protetor de tórax (peito)
  • Protetor de virilha (coquilha)
Áreas de contato legal
  • A área total do tórax que é protegida pelo protetor.
  • Contato leve na área protegida com capacete
Advertência
  1. Contato na face
  1. Chutes
  1. Investidas para imobilização nas juntas
  1. Ivestidas após o Juiz chefe ter parado o combate ou quando acabar o tempo.
  1. Sair dos limites do ringue deliberadamente.
  1. Ser ajudado durante o combate pelo treinador.
Desclassificação
  • Acúmulo de 3 advertências.
  • Excessivo uso da força na cabeça ou na face
  • Falta de fair-play


Classes de peso

O Chi Sao terá somente uma divisão dividida pelas seguintes classes de peso:

Homem

  • Peso Leve < 72 Kg
  • Peso Médio < 72 a 85 Kg
  • Peso Pesado acima de 85 Kg

Mulher

  • Peso Leve < 61 Kg
  • Peso Pesado acima de 61 Kg

Top

14. Shuai Jiao:

Requisitos

  • Calça de Kung Fu (Kuzi)
  • Blusa de Shuai Jiao (Yi)
  • Cinto de Shuai Jiao (Dai)
  • Jóias, anéis, colares não são permitidos.
  • Unhas devem estar cortadas para evitar ferimentos aos participantes
Formato do Combate
  1. O combate terá 2 rounds com 2 minutos cada e descanço de 30 segundos entre eles.
  1. Os participantes deverão ter uma troca constante de técnicas de Shuai Jiao
  1. Será adicionado 1 minuto no tempo caso os participantes continuem empatados após 2 rounds.
  1. Se após o tempo extra os participantes continuarem empatados, o vencedor será aquele que pelos juízes foi mais ativo durante o combate.
  1. A área de combate terá um ringue de 6 m x 6 m.
  1. O combate será interrompido para arrumar o equipamento ou por assistência médica.

Objetivo do combate

O objetivo do combate será para os participantes demonstrarem técnicas de Shuai Jiao como:

  • Técnicas em pé
  • Técnicas de Arremesso
  • Técnicas de perna (rasteira)
  • Técnicas de Ataque
  • Técnicas de projeção

Progresso do combate
  • Participantes se encontram no centro do ringue e começam o combate pós o sinal do Juíz chefe.
  • O juíz chefe controla o combate verbalmente
  • Juíz de canto estarão observando aos boas técnicas de Shuai Jial para pontuar.


Pontos

1 Ponto e ganho quando:

  1. Projetar o oponente fazendo com que ele caia de costas embaixo de você.
  1. Fazer o oponente tocar o chão com as mãos, cotovelo ou joelhos enquanto você estiver em pé.
  1. Forçar o oponente a sair do ringue.
2 Pontos são ganhos quando:
  1. O oponente for projetado e cair de lado ou de costas.
  1. Fazer o oponente tocar com as duas mãos ou os dois joelhos simultaneamente o chão.
  1. Permanecer em pé enquanto aplicar uma rasteira (técnica de pé) e o oponente cair no chão.
3 Pontos são ganhos quando:
  1. Permanecer em pé enquanto o oponente é lançado 360 graus e cair de costas.
Nenhum ponto é ganho quando:
  • Os dois competidores pisarem for a do ringue.
  • Os dois competidores caírem simultaneamente.

Advertências
  1. Golpear o oponente com qualquer parte do corpo
  1. Atacar as juntas com intenção de deslocar
  1. Morder ou cuspir
  1. Puxar as calças do oponente
  1. Sufocar a face do oponente com as mãos ou braços
  1. Empurrar o oponente para baixo depois de lançado.
  1. Não engajar no combate.
  1. Não obedecer o juiz chefe.
Desclassificação
  • Acúmulo de 3 advertências
  • Excessivo usa da força contra a cabeça e face do oponente.
  • Falta de Fair-play do participante ou treinador.

Top

15. Light Sport Sanda:

Light Sport Sanda:

Light Sport San Da permite apenas contato leve do lado da cabeça. Não é permitido contato na área da face. Qualquer outro contato pesado na cabeça ou na face poderá ocasionar em desclassificação.

Light Sport San Da é permitido a entrada somente para lutadores amadores sem experiência profissional em San Da (San Shou),Boxe, Kickboxing,MMA, Shoot Fighting,etc ...

Duração do round e do combate

  • Cada combate terá 3 rounds com a duração de 1 minuto com descanço de 30 segundos entre os rounds.
  • Se o lutador vencer os 2 primeiros rounds o combate se encerra.
  • Se o combate estiver empatado depois de 3 rounds,será adicionado 30 segundos para decidir o vencedor.


Peso das classes

Masculino

  • 65 Kg ou menos
  • de 65,1 kg a 75 Kg
  • 75,1 Kg a 84 Kg
  • 84,1Kg a 93 Kg
  • Mais de 93 Kg

Feminino
  • 56 Kg ou menos
  • 56,1 Kg a 65 Kg
  • Mais que 65 Kg

Garotos (menos de 18 anos)
  • 60 Kg ou menos
  • 60,1 Kg a 70 Kg
  • 70,1 Kg a 80 Kg
  • Mais de 80 Kg

Atenção: Por razões de segurança todos os lutadores acima de 89 Kg não poderão participar dessa categoria a menos que existam mais lutadores que permitam criar uma categoria de peso pesado para garotos.

Garotas (menos de 18 anos)

  • 56 Kg ou menos
  • Mais de 56 Kg


Atenção: Por razões de segurança lutadoras acima de 65 Kg não poderão partcipar dessa categoria a menos que existam mais lutadora que permitam criar uma categoria de peso pesado para garota.

Pesagem

A pesagem oficial das classes amadoras de Light Sport San Da será colocado no torneio para cada parada no circuito.

  • Todos os lutadores serão pesados na mesma balança


Atingindo o peso

O lutador que não conseguir atingir o peso na categoria escolhida será automaticamente colocado na classe correspondente na sua pesagem

Áea do combate

Os combates poderão acontecer em uma área aberta de 7 m X 7 m

  • Proteção de cabeça/capacete (será fornecido)
  • Protetor bucal (boquilha)
  • Caneleras (tecido e elásticas)
  • Protetor de virilho (coquilha)
  • Protetor de peito para mulheres.
  • Luvas de Boxe de 12 Oz
  • Shorts de luta
  • Protetor de Tórax aprovado

Pontuação das técnicas
  • Chutes leves e golpes do lado do capacete.
  • Golpes no corpo de perto.
  • Técnicas de chute no corpo e perna.
  • Técnicas de perna (rasteira), projeção,arremesso e take-downs


Atenção:Qualquer chute ou golpe que faça com que a cabeça vire repentinamente ou golpes na área facial resultarão em desclassificação automática.

Atenção: Pegadas para executar as técnicas de arremeço ou projeção estarão limitadas a no máximo 5 segundos.

Técnicas não permitidas

  • Chutes e golpes pesados na cabeça.
  • Cotovelos.
  • Chutes nas juntas dos joelhos.
  • Chutes na virilha.
  • Pisões
  • Imobilizações nas juntas.
  • Golpear a cabeça ou espinha dorçal
  • Cabeçadas.
  • Golpear o oponente no chão
  • Tentar jogar o oponente para fora do ringue

Advertências (1 ponto redução)
  • Segurar nas cordas ou sair da área de combate.
  • Cuspir a boquilha
  • Propositalmente desapertar o equipamento
  • Continuar a segurar ou abraçar o oponente após o juiz pedir para parar.
  • Iniciar o ataque antes do juiz autorizar
  • Continuar o combate após o juiz pedir para parar.

Advertências (2 pontos de redução)
  • A aplicação de qualquer técnica não permitida.
  • Golpear o oponente no chão


Pontos

Dois pontos serão atribuídos quando:

  • O oponente cair enquanto o lutador continuar em pé.
  • Chute na cabeça.
  • O adversário receber uma advertência de 2 pontos.
  • Contagem de 8 segundos
Um ponto será atribuído quando:
  • Golpe com as mãos na cabeça e corpo.
  • Chute no corpo e pernas.
  • O adversário cair e o lutador também cair em seguida.
  • O adversário receber um advertência de um ponto.
Nenhum ponto será atribuído quando:
  • Os dois lutadores golpearem um ao outro simultaneamente.
  • O lutador arremessar o oponente depois de segura-lo por mais de 5 segundos.
  • Golpear enquanto estiverem segurando um ao outro.
  • O lutador utilizar um ataque falho de técnica de arremesso ou técnica de perna.

Desclassificação
  • Contato pesado na cabeça ou face.
  • Intencionalmente golpear o oponente no chão
  • Jogar o oponente para fora do ringue.
  • Treinador interferir no combate fisicamente enquanto perto dos lutadores.
  • Ausência de Fair-Play

Top

16 Sanda (San Shou):

Duração do combate e round

Combates Classe A

  • Combates Classe A devem ter 3 rounds
  • Cada round terá 3 minutos com 1 minuto de descanso entre eles.


Lutadores com um recorde de 5 lutas ou mais que não lutaram profissionalmente se qualificam para a Classe A.

Combates Classe B

  • Combates Classe B devem ter 3 rounds.
  • Cada round terá 2 minutos com 1 minuto de descanso entre eles.


Lutadores com um recorde de 4 lutas com no máximo 2 vitórias que não lutaram profissionalmente se classificam para a Classe B

Combates Classe C

  • Combates Classes C devem ter 3 rounds.
  • Cada round terá 1 minuto com 1 minuto de descanso entre eles.


Lutadores csem lutas ou com uma perda se classificam na Classe C.

Atenção: A participação em lutas amadoras são restritas. Lutadores profissionais de qualquer estilo e disciplina de golpe ou chutes e lutadores que são filiados como profissionais em qualquer órgão não estão autorizados a participar.

Categorias de pesos

Categorias Masculinas

  • <60 KG (<132 LBS) 
  • 61 KG to 65 KG (133 LBS to 143 LBS)
  • 66 KG to 70 KG (144 LBS to 154 LBS)
  • 71 KG to 76 KG (155 LBS to 168 LBS)
  • 77 KG to 83 KG (169 LBS to 183 LBS)
  • 84 KG to 90 KG ( 184 LBS to 198 LBS)
  • 91 KG to 98 KG (199 LBS to 216 LBS)
  • > 98 KG (> 216 LBS)

Categorias femininas
  • <56 KG (<124 LBS) 
  • 57 KG to 65 KG (125 LBS to 143 LBS)
  • >66KG (>143LBS)                                                                                                                                 

Categoria de meninos (Idade de 15 a 17 anos – quando permitido por lei)
  • <60 KG (<132 LBS) 
  • 61 KG to 65 KG (133 LBS to 143 LBS)
  • 66 KG to 70 KG (144 LBS to 154 LBS)
  • 71 KG to 76 KG (155 LBS to 168 LBS)
  • 77 KG to 83 KG (169 LBS to 183 LBS)


Atenção: Por razões de segurança garotos pesando acima de 83 Kg (183 LBS) podem não competir nessa divisão.

Categoria de meninas

  • <56 KG (<124 LBS) 
  • >56 KG to 65 KG (>124 LBS )


Atenção: Por razões de segurança garotas pesando acima de 65 KG (143 LBS) podem não competir nessa divisão.

PESAGEM

A pesagem oficial para as lutas amadoras podem acontecer de 4 a 24 horas antes do combate agendado dependendo se as lutas são agendadas ou fazem parte de um de torneio.

  • A pesagem oficial será anunciado com antecedência antes da luta agendada.
  • Todos os lutadores serão pesados na mesma balança.


Fazendo o peso

O lutador que falhar ao pesar será colocado automaticamente na categoria enquadrada no seu peso.
Required Equipment Equipamento necessário.

Lutas amadoras

As lutas acontecerão em um ringue de Boxe com um tamanho mínimo de 7 m X 7 m, mas também poderão acontecer em uma área aberta dependendo das circunstancias.

  • Proteção de cabeça/capacete (será fornecido)
  • Protetor bucal (boquilha)
  • Caneleras (tecido e elásticas)
  • Protetor de virilha (coquilha)
  • Luvas de Boxe de 12 OZ (serão fornecidas)
  • Shortes de luta (logos devem ser aprovados pelo promotor da luta)
  • Protetor de tórax aprovado para a classe meninos e meninas (15 a 17 anos)

Pontuação das técnicas
  • Golpes na cabeça e corpo com as mãos
  • Chutes na cabeça, corpo e pernas.
  • Joelhadas no corpo
  • Arremessos, projeções e técnicas de perna (rasteiras)


Atenção: Agarrar ou segurar para executar um arremesso ou projeção está limitado a 5 segundos.

Técnicas ilegais

  • Cotovelos
  • Chutes nas juntas do joelho
  • Golpes na virilha
  • Pisões
  • Imobilizações nas juntas
  • Golpear na espinha dorsal ou atrás da cabeça.
  • Cabeçadas
  • Golpear enquanto o oponente estiver caído.

Advertências de 1 ponto
  • Segurar as cordas
  • Cuspir a boquilha (protetor bucal)
  • Propositalmente desabrochar o equipamento
  • Continuar a segurar depois que o juiz paralizou a luta.
  • Iniciar ataque antes do juiz dar o comando.
  • Continuar a luta após o juiz paraliza-la.
Advertência de 2 pontos
  • O uso qualquer técnica ilegal
  • Golpear o oponente caído


Pontos ganhos

Dois pontos ganhos quando:

  • O oponente cair enquanto o lutador permancer em pé.
  • Chutes na cabeça.
  • O oponente receber uma advertência de 2 pontos oficial.
  • Contagem de 8
Um ponto é ganho quando:
  • Golpes de mão na cabeça e corpo.
  • Chutes no corpo e pernas.
  • Joelhadas no corpo
  • O oponente cair e o lutador cair em seguida.
  • O oponente receber uma advertência de 1 ponto
Nenhum ponto ganho quando:
  • Ambos lutadores golpearem um ao outro simultaneamente.
  • O lutador jogar o oponente depois de segurá-lo por 5 segundos.
  • Golpear enquanto estiverem segurando um ao outro em clinch (exceto joelhadas)
Desclassificação
  • Cornerman physically interferers with the match
  • Excessive unsportsmanlike conduct
Contagem de 8 pontos (2 pontos ganhos)
  • O juíz determinar que o lutador está correndo risco de ferimento.
  • Não levantar depois de 3 segundos da queda (contagem de 8 começa após os 3 segundos)

O combate é ganho quando:
  • Acontece um Knock-out.
  • Acontece um TKO – O lutador não consegue continuar.
  • O oponente recebe 2 contagem de 8 segundos no round ou 3 contagem de 8 segundos na luta.(Luta amadora)
  • O lutador é superior que o seu oponente em força e técnica; nesse caso o juiz de centro pode declarar vitória absoluta (Luta amadora)
  • Acontece uma desclassificação


Atenção: O lutador que não se levantar após a contagem de 10 segundos perderá por knock-out, KO ou TKO.

O lutador que tiver um KO ou TKO na luta deverá esperar um mínimo de 30 dias antes de entrar em um novo combate e obter um laudo médico que aponte que o lutador não sofreu traumatismo craniano e que esteja apto a lutar novamente.

Sport San Da

Light Sport San Da permite apenas contato leve na lateral da cabeça. Nenhum contato na área da face da máscara é permitido. Qualquer contato pesado nessa área resultará em desclassificação imediata.

Top

16. Light Contact San Da requisitos e regulamento da luta.:

Equipamento de proteção obrigatório deve ser trazido pelo lutador e inclui.
Protetor de cabeça, protetor bucal (boquilha),protetor de virilha (coquilha),protetor de peito (mulheres), luvas de artes marciaise protetor de pés, caneleiras são opcionais.

Formato da competição.

Todos os combates são de eliminatórios e consistem o 3 rounds de 1 minuto. O tempo é parado somente para ferimentos ou ajustes de equipamento.

Ao final de cada round será declarado um vencedor por decisão da maioria dos juizes. O vencedor de 2 dos 3 rounds ganha o combate. No caso de empate após 3 rounds, será adicionado um round de 1 minuto para determinar o vencedor.Se mesmo assim o combate continuar empatado o vencedor será declarado pelo juiz chefe.

Progresso do combate

  • Atletas entrarão no ringue ao comando do juiz chefe.
  • Antes de iniciar os lutadores saúdam os juizes e depois um ao outro.
  • O juiz chefe inicia o combate sinalizando começar.
  • O juiz chefe dirige o combate com sinais verbais como (começar,parar ...)

área de contato permitida
  • Contato leve na area frontal e lateral do torso.
  • Contato leve ao lado do protetor de cabeça.
  • Contato leve na parte superior da perna.

Área de contato não permitida.
  • Parte frontal da face.
  • Virilha

Atenção: Qualquer contato nessas áreas resultarão em desclassificação.

 Técnicas permitidas

  • Chutes e socos consistentes e limpos.
  • Momentaneamente segurar o pulso do oponente para executar uma técnica.
  • Golpes de perna (rasteira) na perna frontal do oponente.
Técnicas ilegais.
  • Cotoveladas
  • Joelhadas
  • Spinning backfist
  • Golpear qualquer parte das costas ou da virilha
  • Usar técnicas de perna (rasteira) contra a perna de opoio do oponente enquanto o mesmo estiver chutando.
  • Qualquer técnica cega de golpe.
As seguintes infrações resultarão em advertência.
  • Intencionalmente sair da área do ringue.
  • Usar técnicas ilegais.
  • Golpear uma área ilegal
  • Não obedecer as diretrizes dos juízes

O seguinte resultará em desclassificação imediata:
  • Uso excessivo da força.
  • Sangramento resultado do uso de uma técnica ilegal
  • Acúmulo de 3 advertências

Falta de Fair-Play do atleta, treinador ou pais.

Top

Disposições Gerais

Um procedimento legal deverá acompanhar o competidor ou instrutor que queira fazer um protesto contra um resultado ou aplicação das regras.

  1. Requisitar,completar, assinar e submeter o protesto.
  2. O documento deve ser assinado pelo competidor e o instrutor/treinador.
  3. Se o competidor tiver menos de 18 anos o pais ou responsáveis legais deverão assinar o documento.
  4. Uma taxa de R$ 300,00 deve ser paga.
  5. A taxa será devolvida caso a decisão seja revertida em favorecimento do competidor.
  6. A decisão é final e deverá ser respondida correspondentemente.

 

Top

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kung Fu Camp

Journal of Chinese Martial Arts

City Century LLC

Helen Gee Chin Scholarship Foundation

YMAA

American Shaolin Kung Fu

PWKA

Shaolin Kung Fu Academy

Pinterest
YouTube

Pinterest
YouTube

Pinterest
YouTube

Pinterest
YouTube

International Shaolin Wushu Center

Pinterest
YouTube

Chen Style Tai Chi

Look Hear Now